Por Claudia Alves
As festas juninas brasileiras podem ser divididas em dois tipos distintos: as festas da região nordeste que reúnem a comunidade e turistas tendo muita comida, quadrilha, casamento matuto e forró.
E as festas do Brasil caipira nos Estados de São Paulo, norte do Paraná, Minas Gerais e Goias é o que nos diz a professora Luiza Lusvarghi especialista em cultura nordestina. "O grande diferencial que eu diria em relação ao nordeste das demais regiões é que no nordeste as festas juninas tem a mesma importância do natal. Então é coisa familiar você entende que vai estar toda a família reunida. Ao contrário do que acontece em São Paulo e cidades do interior. Imagina você tem até cidades cenográficas construídas para abrigar essas festividades juninas não é igual aqueles caipirogramos que a gente tem pra cá."
Um dos locais de encontro para se apreciar a festa junina em São Paulo é o Centro de Tradições Nordestinas, e a Lucelia Pereira, Coordenadora e Produtora dos Shows do CTN, comenta empolgada: "Temos todos os anos a nossa festa junina, em especial as quadrilhas, danças típicas e forró trio pé de serra. Então a preparação é para um mês de festa junina no CTN. Iniciamos no dia 11 junho e encerraos em 11 de julho."
No interior de São Paulo ainda se mantém a tradição de quermesses e danças de quadrilhas em volta da fogueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário