Nos dias de hoje, as barreiras entre a cultura da elite e a cultura do povo tendem a crescer, em conseqüência do fenômeno da socialização produzida pelos meios de comunicação coletiva. O impacto do rádio, da televisão, do cinema e da imprensa, utilizando todos os recursos da tecnologia moderna, realmente desencadeia uma revolução no panorama cultural.
A solidariedade e o progresso não se unem. A cibernética e a tecnologia eletrônica substituíram os velhos aparelhos mecânicos, a língua portuguesa como tantas outras passou por várias alterações, expressões estrangeiras foram aderidas para uma boa comunicação das idéias e projetos, ou até mesmo na nomeação de um objeto, sendo o inglês a língua de mais influência mundial. A burguesia cresce cada vez mais, pois têm condições de se sustentar diante as crises. Simplificando: globalizamos, mas não nos solidarizamos.
A solidariedade e o progresso não se unem. A cibernética e a tecnologia eletrônica substituíram os velhos aparelhos mecânicos, a língua portuguesa como tantas outras passou por várias alterações, expressões estrangeiras foram aderidas para uma boa comunicação das idéias e projetos, ou até mesmo na nomeação de um objeto, sendo o inglês a língua de mais influência mundial. A burguesia cresce cada vez mais, pois têm condições de se sustentar diante as crises. Simplificando: globalizamos, mas não nos solidarizamos.
O processo denominado como globalização, é um fenômeno de grande importância para todos nós, pois influencia em todas as sociedades existentes, e que abrange aspectos geopolíticos, econômicos e tantos outros relacionados à mudança constante que o mundo “sofre” atualmente.
A comunicação se processa através de redes de informação que por sua vez já traz dados anteriores. Portando, não é verdadeira a afirmação que o processo tem o seu início em determinado lugar e termina em outro lugar previamente determinado. A comunicação é um constante processo de retroalimentação que acontece em múltiplas etapas. É um modelo voltado mais para os estudos de audiência dos meios de comunicação de massa.
Os meios de comunicação de massa também entram na relação de influenciadores da globalização. A mídia atinge quase toda a população mundial, imergindo seus conceitos que foram criados especialmente para atingir os espectadores influenciando em sua maneira de pensar e em sua personalidade, podendo até mesmo mudar os conceitos e éticas de uma pessoa. Por isso, podemos dizer que a globalização ajuda a deturpar culturas e idéias. Mas também tem seu lado positivo, que traz conforto e facilidade com a tecnologia avançada.
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